A Contabilidade é uma poderosa ferramenta de gestão

A Contabilidade é uma ciência que quando aplicada na administração dos negócios se torna uma poderosa ferramenta de gestão.

Existem três aplicações principais para a Contabilidade:

  • Contabilidade Tributária;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Societária.

A Contabilidade Tributária: Os tributos interferem diretamente no resultado da empresa, porque a empresa precisa seguir fielmente o regimento estabelecido por lei. Os tributos são cobrados tanto sobre o faturamento quanto sobre o lucro. O sistema tributário brasileiro é complexo e por isso contar com o auxílio de especialistas no assunto é fundamental para a boa gestão e a consequente redução da carga tributária.

A Contabilidade de Custo: O claro entendimento e apuração dos custos incorrentes na operação de qualquer negócio é uma poderosa ferramenta de gestão. A Contabilidade de Custos, estabelece procedimentos de identificação e da correta alocação dos custos operacionais e não operacionais da empresa, em demonstrativos que servem para medir e controlar o desempenho da empresa.

A Contabilidade Societária: A utilização corretamente e de modo padronizado de toda informação contábil expressa de forma clara e idônea a situação financeira e econômica da empresa. Possibilitando assim que sócios, investidores e financiadores possam ter as informações gerenciais sobre a  qualidade da operação e da gestão do negócio.